segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vem ai novo Código Florestal Brasileiro...

É! ao que tudo parece, existe uma pressão do setor produtivo em prol de auterações e modernização do atual código florestal brasileiro. Para os leigos, o código florestal brasileiro normatiza o avanço da modernidade nas áreas de floresta. O debate fica então restrito a dois grupos pelos quais se apresentam como legítimos mandatários do futuro das florestas: o setor agropecuário e os ambientalistas. E o que esta se debatendo a fundo é o limite da atual fronteira agrícola nas áreas da amazônia, além do percentual de APP e reserva legal dos biomas brasileiros. O discurso se resume então na produtividade e necessidade de novas áreas produtoras de alimentos e a necessidade de manter intacto o ecossistema natural, preservando a todo custo florestas, nascentes e rios e fauna.
Enfim, como equacionar esse debate tão acirrado. Confesso que não sei. Até porque, o atual modelo de sociedade em que vivemos, pressiona a zonas produoras de alimentos a produzirem mais alimentos, até porque, a população mundial, só tende a aumentar.

O que virá nesse futuro Código Florestal, vai encaminhar o futuro da humanidade e do ecossistema. Dizem que é possível conciliar um Código que seja sustentável. Eu duvido muito. A questão nesse caso, é mais política que técnica. As vezes chego até a pensar que nem técnica é mais, mas o problema ambiental passou a ser de natureza cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações...