segunda-feira, 24 de maio de 2010

AMOR LÍQUIDO: sobre a fragilidade dos laços humanos

Olá amigos... Depois de um período de silêncio aqui no meu blog, estou de volta a ativa. E gostaria de convidá-los a uma leitura intrigante e desafiadora. Me refiro ao livro do sociólogo polonês Zygmunt Bauman chamado "Amor Liquido". Nesse livro o sociólogo Bauman vai dizer que a misteriosa fragilidade dos vínculos humanos, o sentimento de insegurança que ela inspira e os desejos conflitantes (estimulados por tal sentimento) de apertar os laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos, são o grande nó da sociedade moderna.

Bauman afirma que "

“Ao se comprometerem, ainda que sem entusiasmo, lembrem-se de que possivelmente estarão fechando a porta a outras possibilidades românticas talvez mais satisfatórias e completas”. Outro se mostra ainda mais sensível: “Em longo prazo, as promessas de compromisso são irrelevantes...” E assim, se você deseja relacionar-se, mantenha distância; se quer usufruir do convívio, não assuma nem exija compromissos. Deixe todas as portas sempre abertas.

O desafio esta posto. Então meus amigos(as), convidu-os a pensar nessa tese.

2 comentários:

  1. Nossa esse é mesmo um dos grandes conflitos que a sociedade enfrenta. Adorei a parte que o senhor pegou, está bem posto os conflitos. Adorei. Está de parabens! karina

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu concordo! Se o indivíduo não tem certeza, pq partir para um compromisso mais sério... Na minha opinião, tal atitude é um dos vários fatores que podem contribuir para uma separação futura. Meu casamento foi recorde, partiu de um princípio Bíblico e caminhamos confrontando as possibilidades que poderia atrapalhar futuramente nosso relacionamento. Expomos o máximo possível de nós, um para o outro. E, até então, tem dado certo.. Casamos em 8 meses de relacionamento, e vai fazer 4 anos que estamos juntos, e parecemos um casal de namorados que já passou pela paixão e agora vive uma realidade, gostosa, amigável e amável. Rompendo a barreira das dificuldades, juntos sempre.

    ResponderExcluir

Saudações...