quinta-feira, 27 de maio de 2010

Para que serve a CRÍTICA afinal...?

Estou convicto que se houve muito falar em "postura crítica", mas pouco se sabe sobre seu verdadeiro fim. Boa parte de seus conteúdos caminham em direção oposta. Criticar, acima de tudo, é colocar publicamente um determinado ponto de vista pessoal. Não esta em jogo seu valor ético e moral, mas sim uma suposta opinião que revela um tipo exclusivo de pensamento e postura.
Uma crítica deve se pautar pela abertura e diversidade de opiniões. Obviamente, quem critica, deve estar aberto a ser criticado. A crítica em si não pode se fechar numa verdade inquestionável. A crítica é sempre um instrumento de contraposição de idéias. Nunca poderá ser uma idéia única, melhor e ideal a ser "imposta" por quem a faz.
Enfim, criticar é um ato educativo e necessário em qualquer processo político e social. Quem vive a margem da crítica esta fadado ao erro e a ilusão demagógica de suas ações. Ser alvo de crítica enopobrece nossas ações. Fazer crítica, enaltece nosso papel individual e coletivo. Faça críticas, mas faça com abertura a também recebê-las. Criticar e ser criticado é parte desse movimento democrático que vai dizer que "os opostos se atraem". Dizem até que vem da Física!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações...