quarta-feira, 5 de maio de 2010

eu, meus alunos e minha postura...

Ontem, dando uma aula teórica de sociologia da educação, fui interpelado pelos meus alunos a respeito da minha conduta metodológica que muitas vezes inibe eles de comentarem sobre uma dúvida. Me senti meio acuado e escutei as críticas. Confesso que para alguém tão seguro como eu, saber que sua aula não esta surtindo o efeito pedagógico esperado, é um baque. Enfim, procurei escutar as críticas e, ao final, me fechei numa profunda reflexão sobre minhas aulas. Deixo bem claro que foi bom essas críticas, afinal, estou repensando minhas práticas pedagógicas. É claro que isso exige mudanças e rupturas da minha parte, como da parte dos alunos. Mas confesso que o contato real com esse tipo de situação faz balançar minha suposta segurança intelectual. Enfim, é juntar os cacos, mudar os rumos, corrigir os erros e continuar trilhando nosso oficio.

Um comentário:

  1. Realmente devemos aproveitar as críticas sempre pelo lado positivo, acreditando que somos seres mutáveis, em pleno processo de evolução e com as crticas, excelente dica do outrem só temos a crescer intelectualmente. E o melhor caminho para aceitá-la é nos momentos de reflexões, pois critica é sempre um baque, um choque de opiniões.

    ResponderExcluir

Saudações...