quarta-feira, 8 de junho de 2011

Que é ser crítico?

Eu diria em breves palavras que seria ter o "dom" do diálogo com as nossas angústias". Nesse caso, dialogar é saber que toda crítica é apenas uma postura individual sobre qualquer coisa. E como tal, pode representar apenas um ponto de vista dentre inúmeros outros.

A critica pode se conceber tanto pelo discurso (oral ou escrito), como pelo "silêncio". Ouvir, mais do que falar, é um exercício critico. Logo, criticar é ter a exata noção de que se hoje somos críticos, podemos amanhã ser criticados.

É por isso que devemos ter o cuidado ao fazer certas críticas. Criticar por criticar, pouco ou nada contribui na construção daquilo que se quer mudar. Criticar tão somente no plano de um discurso vazio de conteúdo, alimenta o sentimento de pessimismo daqueles que não mais acreditam em retóricas calcadas em vocabulários refinados.

Infelizmente, vivemos num mundo cuja banalização da crítica transformou aqueles que "falam bem" em falsas celebridades, cujo limite daquilo que se fala não passa do céu da boca.

É claro que existem as excessões. Mas ta difícil achá-las por ai...

2 comentários:

  1. Dentre as definições de critica podemos afirmar que é um ato de julgar ou censurar. Logo, posso afirmar que o ato de criticar é a forma como expressamos nossa opinião de modo individualista. O fator criticar de cada um sempre se da as insatisfações do meio e forma que vivemos. Sendo assim uma pessoa critica conseguiria fazer uma auto-critica? Ou criticamos para demostrar uma insatisfação e/ou um total desconhecimento da causa imposta?.
    A responsabilidade e cuidado que é demostrado no texto me encorajou a criticar sim porem sempre com o conhecimento o que se esta criticando para que com isso não caio em contradição.

    ResponderExcluir
  2. Entre os diversos tipos de critica podemos destacar a aqui, a critica reflexiva. A critica reflexiva nada mais é do que quando apontamos os defeitos, acontecimentos, episódios, relatos, posturas, comportamentos, maneiras, hábitos etc. Com a critica reflexiva o interlocutor faz uma reflexão interna, isto é, ele para, pensa e analisa a respeito do que é certo ou errado.
    Portanto, a critica depende muito da razão de quem tem a bola da vez. Acredito que criticar por criticar não adianta nada, pois uma critica para ser uma critica sustentadora, ela precisa ter fundamentos e argumentos convincentes de verdades. Por natureza todos nós somos críticos independentemente do que conhecemos ou não. Contudo, somos críticos em tudo. Às vezes o ser humano pode ser crítico numa perspectiva construtiva e positiva, mas pelo outro lado pode ser uma critica negativa que leva denegrir a imagem do outro. Enfim, todos nós precisamos ser críticos de assunto para dar o bote no momento certo, na hora certa e do jeito certo. Não dar o bote por vingança, mas por fazer um esclarecimento apontando caminhos de verdades e seguimentos.
    Edson Cardoso. Obrigado!

    ResponderExcluir

Saudações...