terça-feira, 19 de outubro de 2010

a política e seus reflexos polítcos...

Enfim, depois de um longo período inativo, estamos aqui de volta ao nosso blog tentando comentar as indas e vindas de nossa política local. A bola da vez é essa suposta resposta das urnas a gestão atual do Pref. Alcir Paulino. De cara, já pontuo que nesses primeiros dois anos de mandato houve sim alguns avanços no campo do planejamento, da promoção social, da educação e da agricultura. Já outras áreas eu diria que foi acometida por uma conjuntura de fatores internos e externos que não permitiram dar conta das demandas existentes. É claro que o eleitorado esta atento. A oposição também. E nesse entrelaçamento entre insatisfação popular e oposição, eis que surge um terreno fértil para que as mudanças ocorram. Ao que tudo parece algumas já estão sendo pensadas, outras, apenas sondadas. Creio que é por aí mesmo. É preciso sempre aperfeiçoar em prol de uma política efetivamente "pública". Faltam ainda mais dois anos dessa atual gestão municipal, e cabe ai aos verdadeiros críticos apostar no interesse coletivo. Oposição e situação devem continuar sim travando suas lutas no interior da hegemonia do poder político, mas devem o fazê-lo em prol daqueles as quais os políticos as representam, ou seja, o povo.

Um comentário:

  1. A Educação e a Política
    Ser educador nesse país não é tarefa fácil. A remuneração não é boa, o reconhecimento não existe. É tarefa somente para aqueles que sonham e acreditam na mudança. E, o verdadeiro educador tem consciência do seu papel junto a sociedade. "A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destina" (Durkheim)
    Em uma cidade, estado, ou país em que as idéias dos políticos que estão no poder executivo não estão de acordo com as idéias dos professores educadores, dificilmente esse político terá sucesso em sua jornada. O que aconteceu em Juara foi exatamente isso.
    Dentro das salas de aulas seja ela qual for, o professor exerce sua ação. Lá é o lugar onde suas idéias produzem sentidos, a realidade da sociedade é problematizada e o aluno passa a ver o que antes não via e refletir nas idéias que o professor plantou e: Eis a mudança.
    A Educação se presta a constituir esse segundo ser em cada um de nós. Um ser que pensa que critica, que de alguma forma compartilham sentimentos e crenças comuns.

    ResponderExcluir

Saudações...