quarta-feira, 8 de junho de 2011

Que é ser crítico?

Eu diria em breves palavras que seria ter o "dom" do diálogo com as nossas angústias". Nesse caso, dialogar é saber que toda crítica é apenas uma postura individual sobre qualquer coisa. E como tal, pode representar apenas um ponto de vista dentre inúmeros outros.

A critica pode se conceber tanto pelo discurso (oral ou escrito), como pelo "silêncio". Ouvir, mais do que falar, é um exercício critico. Logo, criticar é ter a exata noção de que se hoje somos críticos, podemos amanhã ser criticados.

É por isso que devemos ter o cuidado ao fazer certas críticas. Criticar por criticar, pouco ou nada contribui na construção daquilo que se quer mudar. Criticar tão somente no plano de um discurso vazio de conteúdo, alimenta o sentimento de pessimismo daqueles que não mais acreditam em retóricas calcadas em vocabulários refinados.

Infelizmente, vivemos num mundo cuja banalização da crítica transformou aqueles que "falam bem" em falsas celebridades, cujo limite daquilo que se fala não passa do céu da boca.

É claro que existem as excessões. Mas ta difícil achá-las por ai...