segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O povo não pensa. Somente os indivíduos pensam...

Em tempos passados invocava-se o nome de Deus como fundamento da ordem política. Mas Deus foi exilado e o “povo” tomou o seu lugar: a democracia é o governo do povo... Não sei se foi bom negócio; o fato é que a vontade do povo, além de não ser confiável, é de uma imensa mediocridade. Basta ver os programas de TV que o povo prefere.
Reinhold Niebuhr, teólogo moral protestante, no seu livro “O Homem Moral e a Sociedade Imoral” observa que os indivíduos, isolados, têm consciência. São seres morais. Sentem-se “responsáveis” por aquilo que fazem. Mas quando passam a pertencer a um grupo, a razão é silenciada pelas emoções coletivas. Indivíduos que, isoladamente, são incapazes de fazer mal a uma borboleta, se incorporados a um grupo, tornam-se capazes dos atos mais cruéis. Participam de linchamentos, são capazes de pôr fogo num índio adormecido e de jogar uma bomba no meio da torcida do time rival.
Indivíduos são seres morais. Mas o povo não é moral. O povo é uma prostituta que se vende a preço baixo.
De vez em quando, raramente, o povo fica bonito. Mas, para que esse acontecimento raro aconteça, é preciso que um poeta entoe uma canção e o povo escute: “Caminhando e cantando e seguindo a canção...”

Isso é tarefa para os artistas e educadores. O povo que amo não é uma realidade, é uma esperança.

(Rubem Alves)

Do livro: Conversas sobre política - Ed. Verus - 2002

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Hoje recomeçamos as aulas na Unemat

Saudações amigas aos nossos alunos...

Hoje recomeçamos as aulas do curso de pedagogia. Inspirada pela semana pedagógica, nosso curso pretende aplicar logo de cara algumas alterações no campo da extensão, do estágio e da pesquisa. A ideía é sempre aperfeiçoar visando a melhoria da qualidade do curso como um todo. Enfim, esperamos que o início desse semestre seja consolidada pelo diálogo e o debate pedagógico visando assim ampliar a qualidade dos profissionais da educação que formamos.

Sejam bem vindos(as) todos(as) alunos da Pedagogia Unemat.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Semana Pedagógica - ouvindo a sociedade...

Confesso ainda estar anestesiado com os resultados da Semana Pedagógica da Unemat/Juara. Nossa proposta de aproximar o planejamento das disciplinas com o sentimento dos alunos e comunidade externa surtiu um efeito fantástico. Colhemos opniões e sugestões ricas e maduras para o aperfeiçoamento de nossas práticas pedagógicas. Ouvir os alunos e a comunidade foi uma experiência maravilhosa na medida em que foi problematizada pelos intelectuais professores de nosso curso. Nossos doutores, mestres e graduados, pararam e se colocaram a ouvir as escolas, nossos alunos, secretários de educação, prefeitura, entidades sociais, etc. Enfim, exercitamos uma verdadeira pedagogia do diálogo integrado com os diversos sujeitos que compoem a seara do processo educacional. Afinal, educação não se faz apenas com intelectuais, mas se constrói nesse processo de troca de saberes, entre o científico e o senso comum. O curso de pedagogia aprendeu muito com esse diálogo. Nosso curso a partir de agora olhará com maior interesse aos anseios e demandas da sociedade, das escolas e das entidades sociais. Afinal, ensinar é também um ato de ouvir e aprender com os diversos sujeitos fora dos muros da academia.