terça-feira, 29 de junho de 2010

Amor ou Posse?

O nosso «amor pelo próximo» não será o desejo imperioso de uma nova propriedade? mesmo a mais bela paisagem, quando vivemos diante dela mais de três meses, deixa de nos poder agradar, qualquer margem distante nos atrai mais: geralmente uma posse reduz-se com o uso. O prazer que tiramos a nós próprios procura manter-se, transformando sempre qualquer nova coisa em nós próprios; é precisamente a isso que se chama possuir.
Cansar-se de uma posse é cansar-se de si próprio. (Pode-se também sofrer com o excesso; à necessidade de deitar fora, pode assim atribuir-se o nome lisonjeiro de «amor). Quando vemos sofrer uma pessoa aproveitamos de bom grado essa ocasião que se oferece de nos apoderarmos dela; é o que faz o homem caridoso, o indivíduo complacente; chama também «amor» a este desejo de uma nova posse que despertou na sua alma e tem prazer nisso como diante do apelo de uma nova conquista. Mas é o amor de sexo para sexo que se revela mais nitidamente como um desejo de posse: aquele que ama quer ser possuidor exclusivo da pessoa que deseja, quer ter um poder absoluto tanto sobre a sua alma como sobre o seu corpo, quer ser amado unicamente, instalar-se e reinar na outra alma como o mais alto e o mais desejável.
Enfim, quero apenas enfatizar que se é mesmo verdade que todo amor se reduz a posse, é igualmente sábia a máxima que diz que "toda posse se reduz com seu uso"... Entendam como quiserem...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tem cinema em Juara...

Em tempos de globalização de quase tudo, essa boa iniciativa em desenvolver em Juara o acesso da população a uma sala de cinema, é sem dúvida algo muito brilhante. Apesar da população ter fácil acesso a filmes em locadoras, isso não se compara a ver um filme numa sala ampla, com mais pessoas, com som de alto nivel e regado àquele frison da platéia. Enfim, o projeto cine mais cultura, mais do que ser uma sala de cinema, é um espaço de cultura, de lazer, de diversão, mas acima de tudo, um lugar onde podemos simplesmente se encontrar com a galera, comer uma pipoca e bater papo com os amigos.